3º Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho


Atividade Física

Por Pablo Delano¹


Pensar em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (QVST) é enxergá-la como ferramenta indispensável na promoção do bem-estar para a vida do servidor. Um dos aspectos da QVST é a promoção da atividade física e, esta, surge desde os primórdios como uma necessidade pelo movimento corporal. Podemos conciliar a atividade física dentro do ambiente laboral, através dos exercícios físicos, práticas esportivas e lazer, que contribuem no desenvolvimento biopsicossocial para todo o processo de construção do ser humano no trabalho.

Certificamos que a ausência de exercícios físicos, os maus hábitos e o estresse da vida atual estão comprometendo a qualidade de vida do trabalhador, pois pesquisas realizadas mostram um diagnóstico preocupante. Dados revelam fatores de riscos físicos, psíquicos e sociais que têm progredido negativamente.

É importante conscientizar o servidor público no gerenciamento da atividade física e aumentar seu conhecimento sobre a promoção à saúde, bem como na condução de uma vida ativa para modificar atitudes e práticas prejudiciais. Assim, os servidores perceberão os benefícios de se ter uma vida saudável, dentro de suas relações inter e intrapessoal, percebendo deste modo os resultados que as práticas e atitudes saudáveis podem proporcionar.

Neste sentido, as Comissões de QVST do Rio Grande do Norte vêm somando esforços para proporcionar melhorias na qualidade de vida do servidor público estadual, através de conscientização e suas práticas. O conjunto das nossas ações tem como objetivo substituir o atual estado da maioria dos servidores (sedentário), buscando um equilíbrio entre o trabalho e atividade física e extrapolando os limites intramuros dentro da organização, para desenvolver a questão do bem-estar do trabalhador de uma forma global.


¹Educador físico graduado em Bacharelado e Licenciatura pela UFRN, especialista em Psicomotricidade pela UNIFACEX, membro da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho e vice-presidente da Comissão Executiva Local de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho da Sejuc/RN.


Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos - SEARH
Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales - EGRN
Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho - PQVST
Tel.: (84) 3232-1490 / 3232-1071 / 3232-1699 / 3232-1725 / 3232-1016