3º Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho

Bem-Estar

Por Senise Doriana de Sousa Feitosa¹


Devemos pensar em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho como uma ferramenta de gestão, relacionando-a ao bem-estar de servidores. É importante considerá-la não apenas como uma estratégia de trabalho mais diretamente direcionada ao setor de Recursos Humanos, mas também percebê-la como uma possibilidade motivacional para as pessoas que fazem o serviço público.

Considerando a motivação como uma necessidade intrínseca no ser humano, pessoas devem se sentir motivadas para o trabalho, o que remete à gestão para os processos laborais. Devem estimular seu corpo técnico em consonância aos seus desejos, habilidades e interesses profissionais, como forma a obter resultados eficientes e com qualidade conforme as exigências da sociedade.

Essa construção satisfatória em realizar o que gosta de fazer com o que sabe fazer bem possibilita no ser humano um estado de bem-estar ao expandir sentimentos de felicidade no trabalho, atrelado a ser útil, realizado, determinado e com autoestima. Felicidade que contagia todos aqueles que, direta ou indiretamente, têm desfrutado do trabalho desempenhado pelo profissional que sabe fazer acontecer ao fazer o seu melhor, como bem expressa Ogata (2009): "Bem-estar é expandir a consciência de como você está sentido e percebendo você mesmo e a vida ao seu redor".

Consciência que, para o servidor público, torna-se necessária além do nível individual, possibilitando um processo de compreensão e apreensão do nível coletivo, desenvolvimento do seu papel social em respeito ao cliente/sociedade e no exercício da sua liderança servidora.


¹Servidora pública estadual lotada na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales/SEARH/RN e Psicóloga Clínica inscrita no CRP sob o número 17/1435. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UFRN) e Psicologia (UNP); especialista em Gestão de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (UFRN) e Psicologia Transpessoal (UNP).


Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos - SEARH
Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales - EGRN
Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho - PQVST
Tel.: (84) 3232-1490 / 3232-1071 / 3232-1699 / 3232-1725 / 3232-1016