3º Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho
3 Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho

Saúde

Por João Maria Selfes de Mendonça¹


Sócrates, na Grécia Antiga, preconizava que as doenças dos homens eram causadas por distúrbios da mente, do corpo ou do ambiente.

Na modernidade da era digital, essa noção é de uma atualidade espantosa. Novos meios de comunicação, novos tipos de trabalho, novas conquistas tecnológicas colocam o trabalhador frente a situações e ambientes laborais que incidem de forma direta em sua saúde de um modo global.

Tomando-se por base o pensamento Socrático, temos o diagrama acima como representação de todas as situações laborais dos nossos dias. O tripé mente/corpo/ambiente rege toda a orquestra da relação do homem com o trabalho e vice-versa.

Como passamos a maior parte do nosso tempo dedicado à atividade laboral, se faz necessário que os três fatores do diagrama estejam em plena harmonia para que tenhamos o resultado do trabalho sem que apareçam agravos à mente e/ou ao corpo do trabalhador, o que, pelo raciocínio da reciprocidade de que nos mostra o diagrama, não venham a interferir na higidez do ambiente, quebrando o perfeito equilíbrio da ideia socrática.

O alcance da Qualidade de Vida no Trabalho se dá quando os três elementos do diagrama se inter-relacionam sem haver preponderância de um sobre o outro. Cabe aos que atuam na área de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho lutar e laborar para que isso aconteça cada vez com maior frequência.


¹Médico Sanitarista e do Trabalho, presidente da Comissão Permanente de Avaliação Médica Oficial da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, e também professor do Curso de Medicina da Universidade Potiguar.


Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos - SEARH
Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales - EGRN
Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho - PQVST
Tel.: (84) 3232-1490 / 3232-1071 / 3232-1699 / 3232-1725 / 3232-1016